Campinas inaugura Feira do Produtor Rural dia 09 de outubro, terça-feira

Campinas passa a contar a partir da próxima terça-feira, 9 de outubro, com a Feira do Produtor Rural. A população terá uma boa opção para comprar produtos frescos direto dos pequenos produtores rurais da cidade. Localizada na área externa do Bonvenon Eventos, ao lado do Terminal Rodoviário de Campinas, a feira funcionará todas as terças-feiras, das 16h às 20h, com a comercialização de hortaliças, vegetais, frutas e produtos orgânicos.

O projeto é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Campinas. Além de ajudar os produtores rurais, a feira também promete ser uma boa alternativa para quem compra, já que as mercadorias chegarão à mesa do consumidor com valores mais em conta.

A iniciativa, que valoriza a agricultura familiar, é resultado de um programa desenvolvido pelo Senar, visando desenvolver o potencial empreendedor do produtor rural. “Nosso objetivo é criar uma opção de renda alternativa para o pequeno produtor rural, capacitando-o para a comercialização direta ao consumidor do que é produzido em sua própria terra”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, que é também presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio.

Capacitação

A capacitação gratuita teve duração de 272 horas durante seis meses e foi dividida por módulos, nos quais os produtores aprenderam desde as boas práticas de manipulação de alimentos até a comercialização, atendimento ao cliente e gestão do negócio. “Nossa meta agora é ampliar a participação dos pequenos produtores rurais ao programa, criando novas turmas de capacitação. Assim, poderemos realizar feiras em outras regiões da cidade”, projeta o secretário André von Zuben.

Esta primeira etapa do programa contará com seis estandes de bambus padronizados, construídos pelos próprios produtores rurais durante a capacitação. O Senar acompanhará as quatro primeiras edições da feira e depois o grupo ganha a sua autonomia e passa a ser coordenado por uma Comissão Gestora, composta por representantes dos produtores rurais que participam da capacitação, pelo Sindicato Rural de Campinas e Prefeitura de Campinas.

No dia 27 de setembro, os pequenos produtores rurais, animados com a iniciativa, participaram de uma aula prática no espaço da feira atendendo ao público. “Toda a capacitação me acrescentou muito e acredito que a feira dará uma alavancada em nossa renda familiar. É muito bom também ter este contato direto com o consumidor para mostrar os nossos produtos”, comemora a produtora rural Kenia Lousada.

Feira do Produtor Rural

O lançamento da Feira do Produtor Rural de Campinas acontecerá no dia 9 de outubro, das 16h às 20h, no Bonvenon Eventos, na Avenida Lix da Cunha, 103, na Vila Industrial, ao lado do Terminal Rodoviário de Campinas. A Feira será realizada todas as terças-feiras, no mesmo horário e local.

Os produtores rurais que tiverem interesse em aderir ao programa e participar das próximas turmas do curso de capacitação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - telefone: (19) 2116-0864 - ou com o Sindicato Rural de Campinas – (19) 3746-1081.

Fonte: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=35071