Alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro visitam a Agrishow

Estudantes de Lutécia estiveram no estande da FAESP

Por FAESP - Marcos Besse 02/05/2018 às 16h30

Um grupo de 27 alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro, de Lutécia, no oeste do estado, visitou o estande da FAESP, nessa quarta-feira, dia 02 de maio, na Agrishow. O programa é uma iniciativa do Senar AR/SP, em parceria com o Sindicato Rural de Paraguaçu Paulista.

Os estudantes viajaram mais de 300 Km para conhecer a maior feira de agronegócio do país. A alegria dos alunos podia ser vista em cada sorriso. Além de acompanharem as novidades, os jovens agricultores conheceram o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.

O grupo estava acompanhado da instrutora pedagógica, Vânia Viúdes Manzon, e da instrutora técnica, Andrea Cristina Neves Duraes, que organizaram a viagem. Elas são as responsáveis pelas aulas, no município. Na edição do ano passado, 25 participantes, entre 14 e 17 anos, se formaram. Neste ano, o total de participantes é de 34 jovens e a edição para o próximo ano já está confirmada.

Em Lutécia, as aulas ocorrem no período da manhã. Além do suporte educacional, a FAESP/SENAR disponibiliza o almoço para os estudantes e a prefeitura do município oferece o café da manhã. O programa ocorre há 11 anos, na região.

A estudante Eduarda Aparecida, de 16 anos, era uma das integrantes mais animadas com a viagem. "Não é apenas um sorriso que ajuda a conseguir um emprego. Quero ampliar o conhecimento para decidir meu futuro profissional", comentou a aluna que pretende seguir a carreira de Engenharia Agronômica ou de Arquitetura.

A duração do Jovem Agricultor do Futuro é de 150 dias letivos, divididos em 9 módulos. O programa tem as aulas ministradas apenas no período da manhã ou da tarde, totalizando uma carga horária total de 600 horas, ministradas por dois instrutores do SENAR AR/SP, sendo que um conduz a parte pedagógica e o outro, o conteúdo a parte técnica.

O principal objetivo do curso é auxiliar e incentivar o jovem a ampliar o autoconhecimento, pesquisar sobre as possibilidades e as perspectivas de mercado de trabalho existentes, no meio rural. O conteúdo abrange aulas teóricas e práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, além de gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres.

Os filhos de trabalhadores e produtores rurais, entre 14 e 18 anos incompletos, que desejam ingressar no Programa Jovem Agricultor do Futuro, devem procurar o Sindicato Rural da sua região, a fim de obter informações sobre as inscrições.

link: http://www.faespsenar.com.br/leitura-conteudo/00040664/M00001