FAESP orienta sobre 2º etapa de vacinação contra febre aftosa
Nesta segunda etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade entre zero e 24 meses. O prazo se encerra no dia 30 de novembro.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) orienta para que os pecuaristas fiquem atentos ao prazo e o cumprimento da segunda etapa de vacinação com a febre aftosa. Nesta fase deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com idade entre zero e 24 meses.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa nesta terça-feira, 3 de novembro, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o Calendário Nacional de Vacinação 2020 e ao todo, espera-se imunizar cerca de 70 milhões de animais até o final de novembro.

Já no Estado de São Paulo, a expectativa é de que sejam vacinados 4,6 milhões de bovinos nesta faixa etária.

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento afirmou que apesar das medidas de combate ao novo coronavírus, que ainda estão sendo realizadas, as atividades relacionadas à imunização do rebanho paulista contra as doenças que apresentam alto impacto comercial e em saúde animal, como a febre aftosa, devem ser mantidas.

Orientações

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização - incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Em caso de dúvidas, a orientação é para que procurem o órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

O governo de São Paulo recomenda que as declarações das vacinações sejam realizadas preferentemente por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), em www.gedave.sp.gov.br

Quando não for possível, o produtor poderá encaminhá-la por e-mail. Para isso é preciso acessar a declaração na internet, em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/progr..., preencher e enviar.

A data limite para entrega da declaração da vacinação em São Paulo é 7 de dezembro de 2020, devendo ser declarados também os demais animais do rebanho como equinos, suínos, ovinos e aves.

Fonte: FAESP 04/11/2020 às 10h00

Fotos

Atendimento via Whatsapp