Ministério da Agricultura prorroga por 6 meses o prazo de validade das DAPs
Nova prorrogação para as Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs), é para evitar que agricultores se desloquem até as entidades emissoras do documento.

Visando garantir aos beneficiários a continuidade do acesso às políticas públicas da agricultura familiar, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), informou por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), nova prorrogação do prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs).

O anúncio foi feito através da Portaria n° 129, publicada no Diário da União na última quinta-feira 24 de setembro, que estabeleceu a prorrogação por 6 meses a vigência das declarações com vencimento entre os dias 24 de setembro e 31 de dezembro de 2020.

Já as declarações que expiram entre os dias 1º de janeiro de 31 de março de 2021, terão a validade estendida por 3 meses.

De acordo com o MAPA, a medida tem como objetivo evitar a locomoção de agricultores até os órgãos e entidades emissoras de DAP na busca pela renovação do documento, mas garantindo aos produtores o acesso às políticas públicas da agricultura familiar.

A decisão levou em consideração o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, do Congresso Nacional, decorrente da pandemia da Covid-19 causada pelo Coronavírus.

As alterações serão realizadas diretamente nas DAPs, de forma automática, e poderão ser consultadas no "Extrato DAP", disponível no endereço eletrônico.

Em março, o MAPA já havia feito uma primeira prorrogação da validade das DAPs por causa da pandemia.

Fonte: Por FAESP 28/09/2020 às 09h00