FAESP participa de discussão sobre os impactos causados pelo javali na agropecuária
Instituição elaborou um manual para orientar os produtores

Os impactos causados pela invasão de javalis nas lavouras e as alternativas para enfrentamento e controle dessa espécie exótica invasora foram abordados na transmissão ao vivo promovida pelo Sistema CNA/Senar na terça (11).

O monitoramento e o controle desses animais já são debatidos pela Confederação para criar mecanismos com o intuito de minimizar os prejuízos causados aos produtores rurais.

Participaram da live o assessor técnico da Comissão de Meio Ambiente da CNA, João Carlos Dé Carli, o consultor da CNA, Carlos Marsiglia, o consultor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Gilmar Ogawa e o produtor rural Tiago dos Reis, do Rio Grande do Sul.

"Os javalis são responsáveis pela predação de animais de pequeno porte, destruição de lavouras e danos à vegetação nativa, além de riscos iminentes envolvendo os seres humanos e transmissão de doenças aos animais de produção pecuária. Isso pode trazer prejuízos econômicos ao Brasil", destacou o assessor técnico da CNA, João Carlos Dé Carli.

O consultor Carlos Marsiglia reforçou que as pessoas envolvidas no processo para a prevenção, o monitoramento e o controle desse invasor precisam observar as normas vigentes no País.

"O Plano Javali, implantado em 2017, apresenta estratégias que estão sendo usadas para enfrentamento da espécie exótica invasora. Uma delas é a prevenção para evitar que novas áreas sejam ocupadas. Outra situação é evitar que áreas já desocupadas voltem a ser ocupadas", declarou.

O produtor rural Tiago dos Reis defendeu a elaboração de um conjunto de técnicas para tentar neutralizar a ação dos animais invasores, que têm alta taxa de reprodução.

"É importante que sejam estudadas iniciativas para acelerar e contornar esse problema porque os javalis estão se alastrando tremendamente, pois atualmente o controle é hoje o único método eficiente que possuímos", avalia.

Para enfrentar essa situação, Gilmar Ogawa disse que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo elaborou um manual para orientar os produtores de acordo com a questão sanitária e de controle em conformidade com as legislações federal e estadual. "O manual contextualiza a origem do problema causado por esta fauna exótica, as características gerais dos javalis, os prejuízos econômicos e os procedimentos para manejo do javali, os procedimentos adotados pela fiscalização, as questões que envolvem a posse e porte de armas, as principais legislações que envolvem a fauna silvestre e exótica, como obter a autorização para o controle do javali e orientações aos sindicatos rurais, especialmente, no Estado de São Paulo. Além disso, o Sistema Faesp/Senar-SP desenvolveu um curso para orientar e capacitar os produtores rurais".

Fonte: divulgação FAESP